segunda-feira, 22 de setembro de 2014

São José dos Campos abre inscrições para cursos gratuitos

Vagas são para os cursos de autocad e cuidador de idosos. Interessados podem se inscrever até o domingo (28) pela internet.

A Prefeitura de São José dos Campos está com inscrições abertas para o preenchimento de 60 vagas de dois cursos gratuitos. Os interessados podem se inscrever até o domingo (28) pela internet.

As vagas são para os cursos de autocad e cuidador de idosos. Para participar, é necessário ter 18 anos, ser morador de São José dos Campos e ter o ensino fundamental completo. Para o curso de autocad, ainda é necessário ter conhecimentos básicos de informática e fazer uma prova.

A seleção dos candidatos vai priorizar pessoas desempregadas e com maior grau de necessidade econômica, apurada com base nas informações fornecidas pelos candidatos no ato da inscrição. É aceita apenas uma inscrição por candidato. A matrícula será entre os dias 6 e 10 de outubro.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da prefeitura. Outras informações sobre os cursos, também podem ser consultadas no site.

Fonte: G1.com

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Rede Vanguarda procura novos talentos; veja como participar

Inscrições devem ser feitas pela internet até 31 de outubro. Interessados têm que preencher ficha e gravar vídeo de até cinco minutos. A Rede Vanguarda está à procura de novos talentos da apresentação. De 2 de junho até 31 de outubro, estarão abertas as inscrições para o projeto que pretende descobrir novos profissionais das áreas de entretenimento e jornalismo.

Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos e estar cursando ou ter cursado faculdade, preferencialmente, de comunicação. Também é importante ter boa comunicação. Os interessados têm que gravar um vídeo com até cinco minutos.

Esse material deve ser postado em um site de compartilhamento de vídeos. Feito isso, o candidato deve enviar o link juntamente com a ficha de inscrição, devidamente preenchida. Também é preciso anexar uma foto 5x7.

Se você sonha em ser apresentador na Rede Vanguarda, não perca tempo. Leia atentamente o o regulamento e depois, clique aqui para fazer sua inscrição.

Maiores informações clique aqui

A Amazônia não é o Pulmão do Mundo

Não se sabe quem utilizou esta expressão pela primeira vez, mas o sentido dela é que na Amazônia haveria uma enorme produção de oxigênio, o que na verdade não corresponde a realidade, segundo especialistas.

Não se sabe quem utilizou esta expressão pela primeira vez, mas o sentido dela é que na Amazônia haveria uma enorme produção de oxigênio, o que na verdade não corresponde a realidade, segundo especialistas. Descobertas científicas demonstram que a floresta amazônica encontra-se em estado de “clímax ecológico”: toda a biomassa (o conjunto de matéria viva da região) acaba sendo utilizada por outros organismos para seu metabolismo, produzindo dióxido de carbono. É verdade que a floresta produz uma imensa quantidade de oxigênio mediante a fotossíntese durante o dia. porém, as plantas superiores e outros organismos associados vivendo nessa mesma floresta respiram 24 por dia, ou seja o oxigênio que a floresta produz acaba sendo utilizado na respiração dela mesma. É importante salientar que a floresta amazônica constitui um enorme reservatório de carbono e, quando queimada, produz dióxido de carbono, aumentando assim o “efeito estufa”.

A Amazônia não é o “pulmão do mundo” no sentido comum do termo. No entanto, o sistema florestal da região, alem de evitar a erosão, funciona como uma “esponja”, absorvendo substâncias trazidas pelos ventos e pelas chuvas, sob a forma de poeira e partículas, da África e do Atlântico. Amazônia não é o 'pulmão do mundo', aponta pesquisador. Na capa de muitos jornais, sites, comunidades virtuais e blogs a Amazônia ainda é encarada como o grande “pulmão do mundo”. A idéia de que a floresta seria uma grande purificadora do ar, transformando gás carbônico em oxigênio, já foi desmentida por muitos cientistas, mas ainda sobrevive por aí. Apenas em dois textos do Blog da Amazônia, há 16 comentários que tratam a floresta dessa forma.

Apesar de haver muitas provas de que a Amazônia não exerce esse papel, é consenso entre os pesquisadores que as extensas áreas de floresta do Norte do Brasil têm grande influência no clima do planeta. Mesmo não sendo o tal pulmão, a Amazônia ainda seria um órgão vital.

Floresta em equilíbrio

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e um dos cientistas mais respeitados no mundo quando se fala de aquecimento global, o erro já começa no próprio apelido que se deu à Amazônia: “O pulmão não supre o oxigênio, ele tira.” O pesquisador explica que a floresta está em equilíbrio. Todo o gás carbônico capturado por meio da fotossíntese é liberado novamente à atmosfera quando as plantas respiram e quando as árvores morrem e entram em decomposição.

Feranside ressalta, contudo, que o fato de a Amazônia não funcionar como o tal “pulmão do mundo” não significa que ela possa ser destruída. O desmatamento de milhões de quilômetros quadrados de floresta poderia desregular o regime de chuvas e acentuar o aquecimento global.

Círculo vicioso

A floresta está em equilíbrio apenas quando está em pé. Se ocorre uma queimada ou desmate, grandes quantidades de gás carbônico são liberadas na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa. Hoje, o Brasil ocupa o quarto lugar entre os maiores emissores de gases que causam esse problema, sendo que cerca de três quartos dessa poluição provêm da destruição da mata. De acordo com Fearnside, o desmatamento é um péssimo negócio para o Brasil. “Além de emitir muito mais carbono do que o combustível fóssil, ele também traz muito pouco benefício para a economia do país, gera muito pouco emprego”, avalia.

Com o aquecimento do planeta, a floresta corre o risco de entrar em um círculo vicioso de destruição e emissão de gases de efeito estufa, revela o cientista: “Na medida em que se começa a esquentar na Amazônia, morrem muitas as árvores. Com o aumento da temperatura, as árvores também precisam de mais água, e aí aumentam os problemas de incêndio. Além disso, esquenta-se o solo, que começa a liberar carbono. As grandes secas que houve na Amazônia, como a que aconteceu em 2005, tendem a aumentar.”

Falta de água

Ainda que o desmatamento e as queimadas não liberassem gases de efeito estufa, a transformação da floresta em pastos ou plantações poderia mudar radicalmente o regime de chuvas. Fearnside explica que grande parte das chuvas do Centro-sul do Brasil são causadas por ventos que trazem vapores da mata no Norte. “Se transformarmos a floresta em pastagens, as chuvas cairão lá (na Amazônia) e irão direto para o oceano. A água não será mais evaporada”, revela.

Além da falta de água potável – problema que já afeta periodicamente a cidade de São Paulo – a diminuição das chuvas também acarretaria na falta de energia. “No Centro-sul há muitas barragens, que geram energia para o Brasil. Essas hidrelétricas enchem em poucas semanas. Se falharem as chuvas nessas semanas críticas, as represas não enchem pelo resto do ano.”, alerta o pesquisador.

Fonte:Ambientebrasil

Parceria é segredo de melhor escola

Comprometimento de pais, formação continuada dos professores, parceria com entidades privadas e avaliações individualizadas sobre as necessidades de cada aluno são alguns dos pontos que tornaram a Escola Estadual Doutor Luís Arrobas Martins, em Santo Amaro (zona sul), a mais bem avaliada das escolas da rede estadual na capital no 5º ano do ensino fundamental no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A nota 8 é comemorada por quem apoia o projeto de ensino. Segundo a diretora Maria Carolina Moraes Danelon Jerônimo, todos encaram a educação como um desafio. "É uma luta ideológica, o comprometimento com a educação pública de qualidade. As professoras falam que se deixarem alguma criança para trás é algo que se voltará contra elas mesmas depois", disse.

A professora Marta Tocuda Piconi, 48 anos, afirma que o fato de os professores trabalharem juntos há bastante tempo na escola é algo positivo. "Estou aqui há 12 anos e é onde pretendo me aposentar. Conheço as famílias, porque já dei aula para os irmãos mais velhos e agora para os mais novos. O ensino fundamental é um trabalho que ainda rende frutos", diz.

Fonte: Agora

domingo, 7 de setembro de 2014

Professor defende liberdade na internet para transformar a China

Ocorrido há 25 anos, o massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim – episódio no qual cerca de 2.600 civis foram brutalmente assassinados pelo exército ao protestarem contra o governo chinês –, se tornou um ponto divisório na vida do professor Xiao Qiang.

À época, ele morava em Indiana, nos Estados Unidos, e finalizava seu PhD em Astrofísica na Universidade de Notre Dame. Depois do trágico incidente, Xiao se engajou na agenda social e política de seu país natal. Nos dez anos seguintes, dirigiu a ONG Direitos Humanos na China, sediada em Nova Iorque, e foi vice-presidente do Movimento Mundial pela Democracia.

O Prêmio Respostas para o Amanhã

O Prêmio Respostas para o Amanhã valoriza práticas educativas que dialoguem com os interesses dos jovens e que, ao mesmo tempo, promovam uma reflexão sobre os desafios para uma sociedade mais sustentável. Podem se inscrever os professores da rede pública – municipal, estadual e federal - das disciplinas de Matemática , Biologia, Física, Química do Ensino Médio. Mais informações:Consulte nossa página de dúvidas.Ou entre em contato

0800 888 5656

De segunda a sexta, das 9h às 18h, horário de Brasília

Fique atento ao prazo final das inscrições: 14 de setembro!

Maiores informações

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Atividades 8ºD e 8ºC - EE Prof. Alceu Maynard Araújo 3º Bimestre/2014

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E SISTEMA FEMININO

1) (UNIP) Os gêmeos univitelinos originam-se:

a) de um óvulo fecundado por 2 ou mais espermatozóides;

b) de um óvulo fecundado por 1 espermatozóide e o ovo resultante desencadeia posteriormente 2 embriões;

c) da fecundação de um óvulo onde ocorrem duas cariogamias;

d) sempre e exclusivamente da polispermia;

e) de óvulos com o número de cromossomos (2n).

2) Sobre os métodos contraceptivos, marque com V ou F as afirmativas abaixo:

A- ( ) A camisinha, além de prevenir uma gravidez não planejada, protege o casal de todas as doenças sexualmente transmissíveis.

B - ( ) Coito interrompido é o método de contracepção que consiste na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação, a fim de impedir a deposição de sêmen no interior da mesma.

C - ( ) Qualquer mulher pode utilizar o método da tabelinha para evitar a concepção, sendo bastante eficaz quanto a este objetivo.

D - ( ) A laqueadura, em alguns casos, pode ser revertida.

E- ( ) pílulas anticoncepcionais, além de prevenir a gravidez, são também utilizadas no tratamento de acnes, endometriose, cólica e síndrome dos ovários policísticos.

3) Nomeie cada uma das imagens:

4)Associe o nome do método à sua descrição:

5) Complete a tabela:

Glândula Hormônio Função

Pâncreas

.............Prolactina

Testículos

Ovários

Suprarrenais

Hipófise

Tireoide

6) (UFC/2008) O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder as questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da freqüência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como conseqüência das sensações citadas no texto.

a) Supra-renal e adrenalina.

b) Tireóide e adrenalina.

c) Tireóide e calcitonina.

d) Hipófise e adrenalina.

e) Pineal e melatonina

7) Diferencie diabetes mellitus com diabetes insipidus.

Boa avaliação!

Alunos EE Ubirajara Berna de Chiara

 Atividades e conteúdos aqui Como acessar o CMSP? Como acessar as tarefas no CMSP? Como acessar o CMSP pelo computador?