ALUNOS E.E JOÃO FERREIRA DOS SANTOS E JUVENAL MACHADO DE ARAÚJO
A PARTIR DA SEMANA DO DIA 20/07 AS ATIVIDADES ESTARÃO DISPONÍVEIS NO GOOGLE SALA DE AULA, SOLICITE O CÓDIGO AO SEU PROFESSOR.
SEMANA: 13 / 07 A 17/07
SEMANA: 06 / 07 A 10/07
Fiquem atento na
data de entrega pelo Facebook da escola
1) Atividade do caderno do aluno vol 2 páginas de 13 a 18 ler e responder
1)
Com a ajuda do caderno do
aluno vol 2, responda as cruzadas.
Horizontal: 1) Nome dado aos seres que possui uma única célula. Pluricelular. 2)
Seres unicelular que possui célula procarionte. 3) Substância utilizada no
combate as infeções bacterianas. 4) Instrumento utilizado para visualizar seres microscópicos. 4) Um tipo
de glóbulo branco, utilizado na defesa do organismo. 5) Células vermelhas
(sangue). 6) Nome do músculo do coração. 7) Sistema responsável pela nossa
digestão. 8) Células – Tecidos - ________.9) Crescimento desordenado das
células. 10) Primeiro órgão do sistema digestório. 11) Conjunto de células
formam os ______ 12) A função do coração é _______ o sangue. Vertical: A)Célula
que não possui núcleo definido. B) Seres
que possui uma única célula são chamados de ____. C) Nome dado a célula que
possui núcleo delimitado por uma membrana. D)O conjunto de órgãos formam os
______. E) Antonie Van _______ (1632-1723) foi quem realizou os primeiros
registros de observações microscópicas. F) Principal órgão do Sistema
Circulatório. G) Terceiro órgão do Sistema Digestório.
Sugestões de vídeos: Vida Microscópica https://youtu.be/n79MFl63SGc
As bactérias e os antibióticos https://www.youtube.com/watch?v=7fnIxOi-UkA
SEMANA: 29 / 06 A 03/07
SEMANA: 22 / 06 A 26/06
CÉLULAS E SUAS FUNÇÕES
Assista o vídeo e responda as questões no seu cadernoa) Elabore um desenho de uma célula bacteriana e cite algumas características deste tipo de célula.b) Qual a função do microscópio?c) Como se formam as cáries? Elabore um desenho explicativo.d) Qual a função dos antibióticos? Por que o uso indiscriminado do seu uso pode ser prejudicial?
SEMANA: 15 / 06 A 19/06
1) Por que devemos ter cuidado com o fato de mesmo ser natural temos que ter cuidado com certas substâncias e medicamentos?
2) Quais as características do verdadeiro cientista?
3) Cite alguns derivados do petróleo.
4) Como podemos identificar materiais naturais e sintéticos?
5) O que é produto manufaturado?
6) Cite alguns materiais naturais que utilizamos no dia a dia.
CÉLULAS E SUAS FUNÇÕES
MISSÃO 1: Após assistir o vídeo responder as questões que se seguem
a) Do que são constituídos os seres vivos?
b) Quais tipos de células você consegue identificar no seu corpo?
Desenhe uma célula eucarionte e cite os seres que possuem este tipo de célula.
b) Desenhe uma célula procarionte e cite os seres que possuem este tipo de célula.
c) Cite as principais diferenças das células procarionte e eucarionte.
d) Pesquise a importância da fotossíntese para os seres vivos.
SEMANA: 26 / 05 A 29/05
MISSÃO 1: Entrega das atividades e semana de avaliação
SEMANA: 18 / 05 A 22/05
Após assistir os vídeos
1) O que são transformações químicas? Dê alguns exemplos de transformações químicas observáveis no seu dia a dia.
2) O que é fenômeno? Explique os tipos de fenômenos.
SEMANA: 04 / 05 ATÉ 08/05
SEMANA: 11 / 05 ATÉ 15/05
OBJETIVOS: Atividade experimental para identificação de reações químicas.
HABILIDADES: (EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
ATIVIDADES
OBSERVAÇÃO: O registro das atividades propostas em seu caderno é de extrema importância, somente dessa forma, o professor poderá avaliá-las e atribuir os créditos bimestrais para as mesmas.
MISSÃO 1: Uma dúvida que na maioria das vezes surge na cabeça dos alunos que estão aprendendo sobre transformações ou reações químicas e sua diferença com as transformações físicas é como eles podem saber se realmente houve uma reação.
Inicialmente, podem ser apresentadas para os alunos algumas evidências que indicam claramente a formação de uma nova substância, tais como:
1) Mudança de cor;
2) Liberação de um gás (efervescência);
3) Formação de um sólido;
4) Aparecimento de chama ou luminosidade.
Portanto, a observação dessas alterações no sistema ajudará o aluno a concluir que realmente houve uma transformação química. O experimento a seguir tratará de uma série de testes nos quais os alunos poderão fazer observações e identificar a ocorrência de reação ou não.
Porém, é preciso lembrar que existem reações químicas que se processam com ausência desses sinais, sem que haja uma modificação perceptível entre o sistema inicial e final. Assim, para saber com exatidão se realmente houve uma reação química é preciso pegar os materiais obtidos, isolá-los e determinar suas propriedades específicas, tais como densidade, pontos de fusão e ebulição, entre outros; o que não será feito aqui, por se tratar de uma atividade experimental simples que visa introduzir o estudante nessa área de estudo.
É importante ressaltar que, visto que vão ser manipuladas substâncias quentes, podendo haver o risco de queimaduras, essa atividade experimental deve ser supervisionada por um professor ou adulto competente.
Materiais e reagentes:
· 9 tubos de ensaio ou frascos de vidro transparentes;
· Água;
· Açúcar;
· Clara de ovo;
· Palitos de fósforo;
· Gelo;
· Fermento químico em pó;
· Vinagre branco;
· Palha de aço;
· Sal de cozinha;
· 1 canetinha ( caneta de retroprojetor ou 9 pedaços de etiquetas);
· Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L (pode ser feita misturando-se 1 colher de café de soda cáustica para 1 litro de água);
· ¼ de comprimido efervescente;
· Solução de indicador fenolftaleína, 10g/L;
· Lamparina;
· Conta-gotas;
· Pinça de madeira.
Procedimento Experimental:
1) Com a canetinha ou com as etiquetas, numere os tubos de ensaio de 1 a 9;
2) Em cada tubo adicione os materiais que serão indicados a seguir e anote o estado inical, indicando propriedades tais como: cor, estado físico, odor, forma de apresentação etc. Depois que a reação finalizar, observe novamente as propriedades e anote o estado final.
Tubo 1: Coloque um fragmento de gelo;
Tubo 2: Coloque um pouco de água e o comprimido efervescente;
Tubo 3: Coloque água e aqueça na lamparina, segurando com a pinça de madeira;
Tubo 4: Coloque um pouco de clara de ovo e aqueça da mesma forma que no exercício anterior;
Tubo 5: Coloque um palito de fósforo e também aqueça;
Tubo 6: Coloque um pouco de água e açúcar e misture;
Tubo 7: Adicione 20 gotas da solução de hidróxido de sódio, algumas gotas de fenolftaleína e goteje o vinagre até observar uma mudança de cor;
Tubo 8: Coloque água até a metade, adicione vinagre e palha de aço;
Tubo 9: Coloque o fermento e adicione gota a gota o vinagre branco.
Resultados e discussão:
Registre no seu caderno, apontando o que ocorreu e se houve algum fenômeno diferente em cada um dos tubos de ensaio, identifiquem qual foi e, por fim, indicar se em todos os casos houve reações químicas ou não.
Só realize os experimentos possíveis na sua residência, não é necessário realizar todos os experimentos.
Responda:
1) Defina o que são reações químicas? Dê exemplo de reações químicas que ocorrem no dia a dia.
OBJETIVOS: Identificar transformações químicas.
HABILIDADES: (EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
ATIVIDADES
OBSERVAÇÃO: O registro das atividades propostas em seu caderno é de extrema importância, somente dessa forma, o professor poderá avaliá-las e atribuir os créditos bimestrais para as mesmas.
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