quinta-feira, 6 de junho de 2013

Atividade 6ºD

Entre nos site de busca e pesquise:

1) O que são seres produtores? Dê exemplos

2) O que são seres decompositores? Dê exemplos

3) O que são seres consumidores? Dê exemplos

4) O esquema abaixo representa uma cadeia alimentar:

Folhas de uma árvore → gafanhoto → ave → jaguatirica → bactérias

Nesta cadeia, o produtor e o consumidor primário são, respectivamente, (A) o gafanhoto e as bactérias.

(B) a ave e a jaguatirica.

(C) as folhas de uma árvore e o gafanhoto.

(D) as folhas de uma árvore e as bactérias.

5)Na casa de Ana Maria, cujos avós são portugueses, sempre tem bacalhau nas festas. Mas ela ficou intrigada quando soube que o bacalhau era um peixe e não precisava de geladeira para se conservar. Afinal ela sempre soube que o peixe que sua mãe comprava na feira tinha que ser levado imediatamente para a geladeira senão estragava.

Por que o bacalhau salgado não precisa ser conservado na geladeira?

(A) Porque esse peixe só vive em águas muito geladas perto do polo Norte.

(B) Porque o sal desidrata o peixe, e sem água as bactérias não sobrevivem.

(C) Porque o sal não serve de alimento para as bactérias que estragam o peixe.

(D) Porque ele foi tratado com antibióticos antes de ser levado para a venda.

6) Faça o desenho da fotossíntese, colocando os processos envolvidos

Qual a importância da fotossíntese para os seres vivos?

7) Professor Júlio César combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

Professor Júlio César mostrou à turma a grande quantidade de poeira e fuligem depositada sobre a vegetação em torno da área da mineração, alertando para os prejuízos provocados nas funções das plantas. Nesse caso, a função vegetal que está diretamente prejudicada é a:

a) fotossíntese.

b) germinação.

c) síntese protéica.

d) divisão celular.

8) O conjunto de fatores bióticos e abióticos é denominado:

a) Biosfera

b) Ecossistema

c) Biologia

d) Ecotono

9)A denominação de seres autótrofos é dada:

a) Seres que produzem seu próprio alimento, pelo processo denominado fotossíntese, as plantas.

b) Seres que não produzem seus próprios alimentos, os animais

c) São os seres decompositores que conseguem captar detritos de outros seres.

d) Nenhuma das alternativas estão corretas.

10) São seres produtores:

a) Plantas

b) Animais

c) Protozoários

d) Nenhuma das alternativas

12) Que tipo de informações podemos tirar dos fósseis?

13) Leia o texto Origem da vida. Quais as teorias levantadas por Aristóteles e Van Helmont? Qual o experimento feito por Francisco Redim qual o nome da teoria levantada com este experimento?

14) Entre no site e relacione as organelas celulares e suas funções:

(1) núcleo (A) secreção celular

(2) mitocôndrias (B) transporte intracelular

(3) lisossomos (C) respiração celular

(4) Complexo de Golgi (D) digestão celular

(5) retículo endoplasmático (E) controle das atividades celulares

15) O que são células eucariontes e procariontes? Dê exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos EE Ubirajara Berna de Chiara

 Atividades e conteúdos aqui Como acessar o CMSP? Como acessar as tarefas no CMSP? Como acessar o CMSP pelo computador?